sexta-feira, 6 de março de 2009

Abram alas, que a banda vai passar!


Estava à toa na vida, bisbilhotando alguns desses blogs de nossa internet, quando entrei no blog de uma amiga minha, Juliana Walczuk, poetisa com vocação pra brotinho. Nesse blog de minha amiga uma coisinha me chamou atenção e me deu - mesmo sem querer - uma idéia que julguei brilhante.

http://luridlushofalunatic.blogspot.com/

Numa postagem do dia 5 de fevereiro ela publicou um texto onde divulga e declara sua admiração por três escritores que surgiram em sua vida. Os três escritores citados, apesar das diferenças, possuem algumas coisas em comum: são anônimos, jovens, iniciantes e moram no Distrito Federal. São eles (ou elas... depende do ponto de vista), Anita Baltazar, Lívia Araújo e Alex Canuto. Devo dizer que as duas primeiras também me inspiram grande admiração; quanto ao terceiro, sou suspeito pra fazer qualquer declaração a respeito. Prefiro me calar.

Lendo essa coluna, no blog da Juliana, tive a "grande" sacada. Veio-me a luz, e com grande contentamento e espanto, gritei, tal como o filósofo Pitágoras: eureca!

Acudiu-me a idéia de fazer um blog onde divulgasse o trabalho dos meus amigos. Sejam eles poetas, escritores, pintores, músicos, enfim, todo aquele que faz arte ou qualquer coisa que o valha. Inclusive aqueles que insistem em dizer que não são poetas (como certas lívias!), mas não vou citar nomes aqui pra não magoar ninguém, que não sou pessoa desse tipo.

O certo é que pretendo dar a esse blog um cunho jornalístico, fazendo ligeiras pinceladas biográficas sobre aqueles que abordarei, comentando a "obra" (ou cagada) de cada um, entrevistando, e, obviamente, publicando suas produções: sejam elas poemas, canções, vídeos, desenhos e etc. Não pretendo, com esse blog, me limitar à efêmera cultura do entretenimento, prática comum nos nossos tempos, principalmente na grande mídia. A arte não pode ser encarada como uma realização gratuita, mercantilizada, descartável, mas como uma necessidade profunda do ser humano, que lhe permite transcender a realidade através da linguagem.

Entendo que a arte precisa de espaço, que luta por espaços, que precisa ser encarada de frente, com sensibilidade, e eu, como amante e apreciador daquilo que entendo como arte, quero empunhar minha bandeira a favor daqueles que estão começando a exercitar os ossos do ofício agora. Ainda mais pensando num país como o nosso, que, apesar das últimas gestões do MinC, ainda vem somando uma enorme dívida com a cultura do seu povo.

Sei que esse espaço será modesto, quase como um quartinho numa selva de edifícios. Mas as portas e as janelas desse quarto estarão escancaradas para quem quiser entrar. Sozinho não venço guerra nenhuma. Sei o quanto o meu empreendimento é quixotesco, sujeito a desilusões. Então peço, aqueles que me lêem no momento, que me ajudem a divulgá-lo. No boca-a-boca vamos à Roma, à China, à Pasárgada, aos confins da Mancha!

Formemos, pois, um bloco, e abram alas, pois agora a banda vai passar!

( PS: na falta de nome melhor, o blog se chamará "Tablóide Literário". Se algum amigo aí tiver um nome melhor, favor me diga.)


Alex Canuto de Melo



2 comentários:

  1. Gostei muito da idéia, amigo!
    Acompanharei seu blog!

    Grande beijo!!

    ResponderExcluir
  2. bem bacana!!!parabéns...á tua mãe por ti.
    não mensuro saudades, felicidade e sorte pra ti.queria que tú fosse comigo pro ferrock"stock, vai ser legal, eu acho.mas se não for????
    sou suspeita pra me manifestar em respeito a vc, tudo que é posterior as tuas manifestações é glamouroso pra mim, rssrsrsrsrrsrrs.no mais...até qualquer dia por ai.bjin
    aline cristina.

    ResponderExcluir